Notícias‎ > ‎

Círculo Orquidófilo Sorocabano comemora 40 anos

postado em 12 de jul de 2011 08:06 por Adriana Pellegrino

No próximo dia 17, os aficionados por orquídeas irão celebrar os 40 anos do Círculo Orquidófilo Sorocabano. Na oportunidade, será lançado um selo comemorativo a data e pessoas que participaram de forma fundamental da história da entidade serão homenageadas. O evento ocorrerá no próprio dia 17, das 9h às 12h, no SESI de Sorocaba.

Para o presidente do Círculo Orquidófilo Sorocabano, Carlos Luz, comemorar 40 anos de existência é uma alegria. “Temos um grupo unido em prol da orquídea e da natureza e isso reforça ainda mais nossos objetivos e mostra que estamos no caminho certo”, comemora.

Conta a história que no fim dos anos 60 e início dos anos 70, havia em Sorocaba, um grupo de seis ou sete cultivadores de orquídeas. Assim como em vários lugares, eram elitistas e exclusivistas onde cada um queria ter a melhor planta.

A história em Sorocaba começou com Wilson de Almeida, um dos fundadores. Ele tentava entrar no meio dos cultivadores de orquídea, mas não encontrava receptividade, ao contrário, era desestimulado por aquela mentalidade exclusivista.  

Ainda nesse contexto e, para se unir ao Wilson, chega a Sorocaba o seu Waldir Soares, no ano de 1969. Ele já era um orquidófilo com alguma experiência e, com muito custo, conseguiu unir as pessoas que cultivavam as plantas. Até que em 27 de julho de 1971, houve uma reunião onde juntaram as forças e finalmente foi fundado o Círculo Orquidófilo Sorocabano, com oito integrantes na Diretoria.

Atualmente, as reuniões acontecem no SESI de Sorocaba (Rua Duque de Caxias, 494 – Mangal) sempre nos terceiros domingos de cada mês, a partir das 9h.

Exposição

A primeira exposição feita em Sorocaba pelo Círculo Orquidófilo Sorocabano foi em 1972 e aconteceu no Ginásio de Esportes. Foram convidadas 50 cidades que conseguiram lotar a quadra com flores. Hoje pode parecer fácil, mas em 1970, com oito integrantes na diretoria e mais uns dois ou três orquidófilos na cidade, certamente foi uma façanha.

Indo para sua 39ª edição, a Exposição Nacional de Orquídeas de Sorocaba acontecerá nos dias 23,24 e 25 de setembro, no SESI de Sorocaba – situado à rua Duque de Caxias, 494 - Mangal.

Comments